Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

A cláusula geral de atipicidade dos negócios jurídicos processuais

A grande inovação trazida pelo art. 190 do novo CPC que repercutirá em todo o Direito.

há 8 anos

O novo sistema processual brasileiro, inaugurado pela Lei nº 13.105/2005, encontra-se alicerçado no princípio do respeito ao autorregramento da vontade das partes. Está superada, portanto, a ideia de que a vontade das partes é irrelevante para a marcha processual, mas é claro que ela deve ser exercida com mais limites do que aquela existente em outros campos como no direito civil.

Frise-se que a regra desse novo sistema processual é a da liberdade negocial, liberdade a ser concretizada pelo autorregramento da vontade das partes, daí falar-se que o processo para ser considerado devido não pode ser hostil ao exercício da liberdade.

Os negócios processuais no novo CPC podem ser classificados como negócios típicos (previstos na lei) e atípicos. A grande novidade trazida pelo novo CPC é a possibilidade de realização de negócios processuais atípicos com fundamento na cláusula geral constante no art. 190, segundo a qual: "versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo."

O novo CPC, portanto, além de ampliar o rol de negócios jurídicos processuais típicos (ex.: art. 471, art. 190 entre outros), concedeu às partes a liberdade para estipulação de outras convenções relativas ao processo, seja para um processo em curso seja para um um futuro processo, liberdade essa inexistente no revogado diploma processual de 1973.

Enfim, a cláusula geral de atipicidade dos negócios jurídicos processuais é uma das mais significativas inovações trazidas pela Lei nº 13.105/2005 (novo CPC), inovação que deverá direcionar o trabalho de todos os profissionais do Direito.

  • Publicações7
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2300
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-clausula-geral-de-atipicidade-dos-negocios-juridicos-processuais/250437238

Informações relacionadas

Lucas Oliveira, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Questões Direito Civil-Obrigações.

Orlando Junio da Silva  Advogado, Advogado
Artigoshá 2 anos

Inversão do Ônus da Prova CDC

Magno Angelo Ribeiro Fogaça, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Cumprimento de sentença (Execução de Alimentos) - Penhora de bens

Adelmo Dias Ribeiro, Advogado
Artigoshá 6 anos

A tutela coletiva e os direitos difusos, coletivos em sentido estrito e individuais homogêneos.

Joao Paulo Miranda Venceslau, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

O Exercício arbitrário das próprias razões.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)